Petrobras na Mídia

Transpetro na Mídia

quinta-feira, 29 de novembro de 2007

Marinha faz simulação para treinar defesa do porto de São Sebastião

Pelo menos 150 militares da Marinha participaram nesta quarta-feira (28) de um treinamento anti-terrorismo, no canal de São Sebastião, no Litoral Norte. A simulação serve para melhorar a defesa portuária e preparar os funcionários para uma situação de invasão. Eles controlam a passagem dos navios, fazem vistorias em pequenas embarcações e em todos os acessos ao porto e ao Tebar.
O terminal Almirante Barroso é a maior preocupação da Marinha em casos como esse. Por ele passam todos os dias cerca de 800 mil barris de petróleo, ou seja, 55% de todo o petróleo produzido no país. Um ataque terrorista no local comprometeria o abastecimento de quatro refinarias brasileiras.
São 3 dias de exercícios. A tropa inimiga está infiltrada na região. E pode tentar um ataque com mergulhadores ou se passando por moradores que circulam. “Eles não estão usando uniformes, estão utilizando roupas de uso normal, para se parecer mais com elementos hostis”, explicou o capitão Cláudio Viola, comandante da Capitania dos Portos.
O desafio é não interferir nas atividades do porto e não afetar a rotina dos moradores. O navio de guerra americano foi comprado pela Marinha Brasileira há 30 anos. Ele trouxe os fuzileiros, lanchas e carros de combate. E há também uma pista para o pouso de helicópteros e uma rampa para desembargar as viaturas em praias. Em dois dias de operação a tropa atacou e foi atacada. “O exercício não é um jogo de perde e ganha. O importante é treinar ambos os lados, principalmente o lado que faz a defesa”, disse o capitão.
O treinamento termina nesta quinta-feira (29).

Fonte: VNews

Nenhum comentário: