Petrobras na Mídia

Transpetro na Mídia

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

FNP CONQUISTA A RETIRADA DO BANCO DE HORAS DA PROPOSTA

Agora é hora de arrancar da empresa aumento real e fim das discriminações

A Frente Nacional dos Petroleiros irá realizar assembléias até o dia 7 de dezembro em todos os seus sindicatos para deliberar sobre o Acordo Coletivo de Trabalho, com indicativo de rejeição da proposta, continuidade da assembléia permanente, organização de atos e paralisações. No dia 8 de dezembro a FNP também realizará uma Plenária Nacional da Categoria, em São José dos Campos, com indicativo de iniciarmos a greve com controle de produção.
Os trabalhadores devem comparecer em massa para mostrar mobilização e podermos avançar nas conquistas. A última reunião com o RH da empresa, realizada no dia 26, mostrou que a Frente Nacional dos Petroleiros (FNP) está no caminho certo: conseguimos a retirada da cláusula do Banco de Horas da proposta.
Enquanto isso, a FUP já vinha realizando assembléias em suas bases com indicativo de aprovação antes mesmo das negociações com a FNP. A exemplo do capítulo do PCAC, o braço sindical da companhia dá mais uma prova de que está realmente do lado da empresa ao pedir que a categoria aceite um acordo rebaixado.
Aqui no Litoral Paulista será diferente! Ao contrário da federação amiga da companhia, os sindicatos da Frente acreditam que é possível progredir no atendimento das principais reivindicações. Temos fôlego e disposição para isso!

Jogo sujo

E nessa batalha pela retirada de direitos o RH está jogando pesado. Quando os representantes da FNP sugeriram na reunião que o número de liberações de sindicalistas em cada base fosse proporcional ao número de trabalhadores para garantir uma representação mais justa do que a que existe hoje, a empresa deixou no ar que se indicássemos a assinatura do ACT seria possível avançar nesse ponto. É uma clara demonstração de tentativa de compra dos diretores sindicais da FNP usando como moeda a autorização para mais liberações nas suas bases.

Veja a resposta da empresa para algumas reivindicações dos representantes dos sindipetros da FNP:

Reajuste e Ganho Real de 7,5% para os empregados da ativa e aposentados - a empresa não atende, só com greve e se a correlação de força favorecer os trabalhadores.

Que no texto do acordo conste que as tabelas sejam anexadas ao ACT, e que cite que todas as tabelas serão reajustadas pelo índice - a empresa concordou.

Que na cláusula 33 (RMNR) constem todos os adicionais que a compõem e que todas as tabelas façam parte do ACT. Segundo a empresa são mais de 20 tabelas - a empresa concordou.

Que na cláusula 41 - Comissão da AMS, conste o item do Comitê da A.M.S. que este comitê substituirá a comissão ao longo da vigência do ACT, que faz parte da carta compromisso - a empresa aceitou, mas não concordou em incluir as entidades representantes dos aposentados.

Cláusula 77 - (76 no ACT 2005/2007) inclusão do Banco de Horas com dois parágrafos - aceitou alterar a redação e alegou "erro material" da FUP por vontade de assinar o ACT e por concordar com o Banco de Horas. A FNP conseguiu retirar o Banco de Horas do ACT.

Anistia - Argumentamos que poderíamos avançar na reintegração de todos os anistiados - a empresa se comprometeu a entregar a relação com os possíveis anistiados, enviada para Comissão de Anistia em Brasília; Sobre a Recomposição do ATS para os trabalhadores da Interbrás e da Petromisa a empresa afirmou que não pagaria o retroativo. Apontamos este erro e a necessidade de fazer o mesmo com os trabalhadores que vieram de estatais ou empresas públicas, pois existe uma Súmula do TST e consta em norma da companhia - a empresa concordou em pagar a partir da vigência do ACT, primeiro de setembro. Mais uma conquista da FNP, abandonada pela FUP.

Aumento por Mérito/Avanço de Níveis dos Anistiados desde 1995 - A empresa afirmou que está analisando, solicitamos que fosse resolvido. A empresa solicitou uma relação de todos os trabalhadores que estão nestas condições. Uma Conquista desta reunião.

Nossas lutas:

- Reajuste e Ganho Real de 7,5% para toda a Categoria!
- Aumento do efetivo e pagamento das horas extras realizadas!
- Periculosidade de 30% pra valer!
- Reajuste único para todas as tabelas e para todos os trabalhadores!
- Cumprimento da lei de anistia - com reintegração de todos; com pagamento do ATS e dos aumentos por méritos!
- Isonomia na AMS - com inclusão dos pais e custeio integral!
- Contra acordo de dois anos!
- Definição da aposentadoria especial!
Fonte: Sindipetro LP

Nenhum comentário: