Petrobras na Mídia

Transpetro na Mídia

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

E a briga continua...

FEDERAÇÃO TENTA DAR GOLPE NO LITORAL PAULISTA!

Passando por cima da ética, da Constituição e da CLT e de todos os princípios que norteiam a organização sindical, a federação pelega que atua como braço sindical da empresa arquitetou um golpe para tentar legitimar a assinatura do acordo do PCAC.

Em reuniões realizadas nos dias 13 e 14 “aprovaram” a proposta da Petrobrás e no próprio dia 14 assinaram o acordo. O circo já estava armado desde o início da semana, pois o dinheiro do plano foi depositado no sábado na conta dos trabalhadores, antes do prazo estipulado pela empresa - dia 21.

Nunca na história da companhia os trabalhadores receberam tão rápido e fora dos dias úteis. O dinheiro já estava disponível praticamente um dia depois de firmado o acordo, já que na quinta-feira foi feriado. Desesperadas para remover a única pedra que ainda encontravam no caminho para implantar o plano e anular direitos, a dupla do mal mostrou que sabe trabalhar em equipe. Antes mesmo das reuniões serem forjadas, o banco já tinha os valores para depósito.

Esta foi a opção mais conveniente diante de um quadro de possível rejeição da proposta nas assembléias do dia 28. Ou seja, a FUP fez o trabalho sujo, encarnando o papel de “capitão do mato”, para que a empresa não carregue o ônus de enfiar o plano goela abaixo. Para a Petrobrás é importante manter as aparências e dizer que tem o aval dos trabalhadores ao implantar o PCAC, que do jeito que está não será aprovado pelo Ministério do Trabalho.

A punhalada pelas costas vai além. Todos os trabalhadores que sequer souberam das tais reuniões (não houve divulgação tanto para ativos quanto para aposentados) vão ter de contribuir com 2% de seus salários para ressarcir a multa que a FUP terá de pagar por ter realizado as assembléias ilegais. Chamam de contribuição assistencial, mas é um confisco do dinheiro do trabalhador que, além de perder direitos adquiridos com o plano conveniente à empresa, pagarão por uma manobra ilegal do braço sindical.

Por que o acordo assinado é ilegal?

- Para passar por cima da categoria, a FUP passou também por cima do Sindipetro-LP que é a entidade que representa de fato as bases de Santos, Cubatão e São Sebastião. O sindicato não está mais filiado a esta federação e, portanto, como já reconheceu a categoria, em assembléia em 2006, e o Tribunal Regional do Trabalho, em liminar de 5 de outubro de 2007, ela (a FUP) NÃO NOS REPRESENTA.

- Ao contrário do que vem alardeando, o braço sindical não está amparado pela CLT e tão pouco pela Constituição (artigo 8º, inciso III e VI). Tanto na legislação trabalhista quanto na Carta Magna está previsto que só o sindicato pode representar a categoria em acordos trabalhistas. A alegação da oposição de que o Sindipetro-LP está sendo omisso também não procede porque a assembléia suspensa no dia 8, por determinação da Polícia Militar diante da falta de segurança, foi remarcada para o dia 28 e está mantida. Não há omissão.

- As pseudo-assembléias realizadas pela oposição não têm validade também porque conforme o Estatuto deste sindicato, o fórum máximo de deliberação da categoria só pode ser realizado dentro da sede e sub sede. Realizar “assembléias” nos locais de trabalho era uma prática da antiga diretoria que facilitava a manipulação das decisões da base de acordo com as conveniências da federação e da empresa. Esse tipo de ação descaracterizava o verdadeiro propósito das assembléias que é o de discutir propostas e deliberá-las seguindo a vontade da maioria.

- O artigo 8º da Constituição, inciso VII, garante que “o aposentado filiado tem direito de votar nas organizações sindicais”. As reuniões não ouviram os inativos, pois não foram chamados a se posicionar. Esta é mais uma prova de que não é esta diretoria que divide a categoria entre ativa e aposentados.

POR TUDO ISSO AS ASSEMBLÉIAS DO DIA 28 ESTÃO MANTIDAS!

SANTOS

28/11 – 10 horas – pessoal dos turnos
15 horas - aposentados
20 horas - pessoal dos ADMs

SÃO SEBASTIÃO

28/11 - 15 horas - aposentados
17 horas – ativa

ÚLTIMOS LEMBRETES

Ações - A manobra fupista a favor da empresa não impedirá que as ações de tratamento isonômico e equiparação continuem em trâmite normal. Reforçamos que o acordo assinado não é legítimo, pois não foi o sindicato quem referendou e sim o braço sindical que não representa a base do Litoral Paulista!

PCAC Petrobrás Transporte – A FUP também meteu o bedelho assinando o acordo do PCAC da Petrobrás Transporte. Ressaltamos que, acatando a decisão da assembléia de quarta-feira passada ao aprovar a proposta, a diretoria já enviou ofício à Petrobrás Transporte solicitando agendamento de reunião para assinatura do acordo.

Fonte: Sindipetro LP

Nota do Editor:
Agora nos resta saber se a desprestigiada diretoria conseguirá o apoio da categoria em suas assembléias, ou se ocorrerá conforme se sucedeu nas assembléias da Petrobras Transporte, onde muitos colaboradores não compareceram por não acreditar que a atual diretoria fosse digna de sua confiança, pois havia incerteza, por seu histórico, se desta vez convalidaria o decidido em assembléia.
Os aposentados certamente comparecerão, pois de fato não houve divulgação da assembléia realizada pela FUP para nossos companheiros que ajudaram a construir a Petrobras, ferindo assim o seu direito constitucional de voto.
Por isso é importante que aqueles companheiros, mesmo os que não acreditam na diretoria, compareçam à assembléia que será realizada, para que não haja duvidas da vontade da categoria.
Vamos acabar com a desunião, pois só assim voltaremos a ser a categoria forte e unida de outrora.

Nenhum comentário: